Segurança da informação: por que investir em software na nuvem

Tempo de leitura: 6 minutos

A tecnologia tem um papel crucial para a maioria das empresas e, quando falamos do setor hoteleiro, percebemos que a sua importância é ainda maior, mas como fica a questão da segurança da informação?

Se você costuma acompanhar as notícias acerca do mundo da tecnologia deve estar ciente de que ataques constantes de hackers vêm trazendo certa insegurança para todas as empresas, que contam com muitos de seus dados, e os de seus clientes, armazenados em softwares. A segurança da informação é pauta frequente quando o assunto é tecnologia no mercado hoteleiro.

No post de hoje, vamos mostrar para você por que investir em um ferramenta hospedada na nuvem pode ser a saída para estar protegido contra ataques de pessoas mal-intencionadas.

O problema

Um ataque de hacker pode ser o causador de muito estrago e prejuízo para qualquer empresa. Temos o fato ocorrido com a Equifax, uma das três maiores avaliadoras de crédito dos Estados Unidos, onde os dados de cerca de 143 milhões de americanos foram roubados por cibercriminosos.

Outro exemplo recente ocorreu com a Sony Pictures, estúdio de cinema americano, que teve os seus servidores invadidos. Vários filmes, ainda não lançados, e roteiros de produções em análise foram distribuídos na internet, causando milhões de dólares em prejuízo.

Ao analisar esses dois casos em particular podemos observar que as perdas não foram apenas de ordem financeira, mas também para a imagem das empresas, que perderam confiança de seus acionistas e clientes.

Pensando no servidor de um hotel, pode existir uma quantidade imensa de dados confidenciais de terceiros sob sua tutela, o que é um prato cheio para os cibercriminosos da rede.

A solução

Buscar manter-se atualizado com o que há de melhor em tecnologia de segurança da informação é a única maneira de enfrentar a ameaça criada na internet pelos criminosos virtuais.

Nem sempre é possível para um hotel manter uma equipe grande de TI com profissionais especializados em segurança. Então, como enfrentar a crescente demanda por proteção de dados e informações?

Computação em nuvem

Uma das alternativas encontradas por muitos hotéis é a utilização de softwares hospedados em nuvem para a garantia da segurança de seus dados. O cloud computing pode ser entendido como o consumo de recursos de tecnologia que se encontram em servidores remotos.

Existem três formas principais de uso da computação em nuvem:

PaaS

Plataforma como serviço, utilizada por desenvolvedores de software.

SaaS

Software como serviço, utilizado por várias empresas na busca da simplificação.

IaaS

Infraestrutura como serviço, na qual toda a estrutura de TI do hotel será remota e poderá ser acessada via internet.

A segurança da informação na nuvem

Um dos principais diferenciais para o uso da tecnologia de computação na nuvem é repassar a responsabilidade pela segurança da informação para os fornecedores da solução em cloud computing.

Com a alta demanda dos clientes, a maioria das empresas que proveem serviços de nuvem realiza grandes investimentos em segurança para manter os dados de seus clientes protegidos contra ataques de hackers. Esses investimentos são realizados, principalmente, em recursos de hardware de última geração, assim como softwares de proteção.

Um hotel, cuja atividade fim não é a tecnologia, mas a hospedagem de pessoas, teria altos custos de implantação e manutenção de uma infraestrutura segura de tecnologia da informação capaz de garantir a segurança dos dados sob sua tutela.

Vantagens para a segurança

Alguns pontos tornam o software armazenado em nuvem mais seguro que sistemas rodando localmente em servidores no hotel. Entre eles podemos citar:

1. Proteção de dados críticos

A combinação de software e armazenamento em nuvem é a melhor opção para a proteção de dados críticos, pois o sistema de cloud cria uma camada de proteção extra para evitar a perda ou roubo dos dados.

2. Controle de acesso

Por meio da tecnologia de nuvem é possível realizar o controle de acesso a determinadas informações e restringir a leitura e escrita desses dados. Cada funcionário só pode acessar aquilo para o que tem permissão.

3. Histórico de modificações

É possível ter acesso a um histórico com todas as modificações realizadas, além de quais usuários realizaram as alterações, com data e hora. Com isso é possível ter maior controle de qualquer mudança sem autorização dos dados.

4. Proteção contra malwares

Outra vantagem do uso de softwares hospedados em nuvem é a dificuldade de que o seu sistema seja infectado por ameaças instaladas nas máquinas locais, o que pode acontecer ao abrir links estranhos ou clicar em janelas do navegador. Bastará, em um caso assim, realizar a formatação da máquina local sem prejuízo para o sistema na nuvem.

Outras vantagens de sistemas na nuvem

A utilização de sistemas de informação em nuvem não traz como vantagens ao hotel apenas a segurança de suas informações, mas também uma série de outros benefícios. Listaremos alguns deles:

1. Redução de custos

Ao investir em um software de gestão de hotéis na nuvem, os gastos com implementação e manutenção locais de uma infraestrutura de TI, assim como uma grande equipe de tecnologia, serão reduzidos ou até mesmo eliminados, podendo ser reinvestidos em outras áreas estratégicas do negócio.

2. Mobilidade

Sistemas em nuvem podem ser acessados de qualquer local do mundo com acesso à internet, bastando um link ativo de rede e um dispositivo eletrônico, como um smartphone ou tablet, garantindo ao gestor maior mobilidade.

3. Escalabilidade

Ao investir em sistemas cloud, não há problemas de recursos de tecnologia ociosos ou com sobrecarga. É possível escalar de acordo com a demanda os serviços em nuvem, aumentando o poder de processamento em horários de pico e diminuindo quando a necessidade for menor, pagando, é claro, apenas pelo que utilizar.

A segurança da informação é um ponto crítico da maioria das empresas hoje, e esperamos que ao ler este artigo você possa ter se dado conta desse cenário preocupante. Com isso, iniciativas como a tecnologia de cloud computing vêm ganhando espaço nos hotéis do mundo.

Mas lembre-se, antes de adotar qualquer mudança ou investir na nuvem consulte um especialista em TI de sua confiança, ele poderá orientá-lo a ter o melhor das tecnologias ou seja: nuvem, desktop ou sistema misto. Para cada situação uma solução.

Com mais de 20 anos de experiência no mercado de desenvolvimento de software, a HMAX conta com um software para gestão de hotéis e pousadas que pode auxiliar o gestor na busca de segurança e modernização. Entre em contato conosco e veja o que podemos fazer por você hoje!

Sobre Cachoeira

Co-Fundador CEO da HMAX Automação Hoteleira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *