Conheça as tendências para hotelaria em 2019!

Tempo de leitura: 6 minutos

Para manter o seu negócio atraente em um mercado cada vez mais competitivo, é fundamental que você esteja por dentro das tendências para hotelaria em 2019. Esse cenário envolve grandes mudanças, principalmente em razão das transformações que a tecnologia promove ao longo do tempo.

Sendo assim, é importante se antecipar às expectativas dos consumidores e mostrar proatividade para diferenciar a sua marca perante a grande variedade de opções do mercado. Nesse sentido, apresentaremos, neste artigo, as principais dicas para os empreendimentos hoteleiros no ano que se aproxima.

Se você quer ficar por dentro das principais tendências do mercado, confira agora as orientações mais relevantes para o seu negócio!

Decorações mais simples

Com o intuito de oferecer espaços mais convidativos e atraentes para os hóspedes, é indispensável que o seu hotel invista em decorações naturais e minimalistas. Para tanto, é importante considerar os seguintes pontos:

  • abandone papéis de parede muito chamativos;
  • invista no uso de plantas e arranjos florais;
  • pense em acomodações com tons de cinza, preto e castanho;
  • promova, no design dos quartos, linhas limpas e cores sobressalentes ao mobiliário.

Vale ressaltar o poder das redes sociais, cada vez maior nos dias atuais. Nesse contexto, é indispensável investir em ambientes confortáveis, com o objetivo de atrair uma boa reputação online por meio de indicações e comentários positivos sobre o ambiente do seu hotel.

Apostas na gastronomia local

Essa é uma das principais tendências para hotelaria em 2019. Isso porque muitos hotéis que oferecem pequenos restaurantes já se atentaram para a necessidade de alinhamento com a gastronomia da região de localização.

Nesse sentido, algumas grandes redes de hospedagem investiram na contratação de chefs de cozinha. Esses profissionais trabalham na criação de menus criativos, altamente saborosos e com alimentos locais.

Dessa forma, com o intuito de atrair mais clientes para o seu hotel, é essencial que você ofereça um cardápio diferenciado e coerente com a culinária da sua região.

Personalização no atendimento

O Airbnb vive uma fase de crescimento no mercado de hospedagem e um dos motivos é alta personalização que os locatários oferecem.

Nesse cenário, a plataforma promove a locação de ambientes com o conforto de lares próprios, além de diversas características distintas da hotelaria tradicional.

Assim, é imprescindível que o setor pense e promova a criação de opções de leito mais variadas, bem como a apresentação dos diferenciais no atendimento do serviço hoteleiro.

Aumento de cancelamentos de reservas

Em um mercado com cada vez mais opções e ofertas mais flexíveis para os clientes, uma das tendências para o ano que se aproxima é o aumento das taxas de cancelamento de reservas.

Dessa maneira, é necessário que você faça um estudo profundo acerca do seu hóspede e de conceitos como marketing digital e funil de vendas. Assim, seu negócio sentirá menos os efeitos dessa tendência.

Ainda nesse contexto, é importante considerar políticas de cancelamento mais flexíveis, visando fidelização de clientes e mais uma vez, boa reputação online. Isso porque nenhum hóspede gosta de ouvir que nada pode ser feito a respeito dos problemas que o levaram a cancelar a reserva.

Programas de fidelidade

Se o seu hotel ainda não investe em programas de fidelidade e recompensas, é hora de considerar essa estratégia. Isso porque cada vez mais consumidores estão associados a esses planos e o seu empreendimento não pode ficar para trás.

Para tanto, é necessário que você analise todo o ciclo de vida do seu cliente, desde o quanto ele gasta no hotel até o tempo de estadia e a possibilidade de retorno. Dessa forma, pode-se criar um programa eficiente de fidelidade que recompense o hóspede com descontos, prêmios e convênios com empresas associadas.

Reservas com antecedência

Com o crescimento mundial do turismo, até mesmo os destinos considerados impopulares vivem fase crescente na área. Nesse sentido, em busca de preços mais acessíveis, os viajantes realizam reservas com o máximo de antecedência possível.

Então, é importante que o seu hotel tenha boas avaliações e indicações, além de um sistema eficiente para reservas online. Isso porque a praticidade do mundo digital possibilita que as pessoas conheçam vários detalhes do seu negócio sem nunca o terem frequentado antes.

Hotéis sustentáveis

Em um mundo cada vez mais preocupado com o meio ambiente, os consumidores estão mais atentos à preocupação que o seu hotel tem com a sustentabilidade.

Ainda nesse cenário, o foco na redução das emissões de gás carbono é uma pauta discutida pelo setor. Haja vista que no ano de 2017 houve a publicação do Relatório Global de Descarbonização na Hotelaria, no qual foi criado um plano nesse âmbito.

Sendo assim, é relevante que o seu negócio busque soluções para atender a essas demandas. Isso ocasiona uma maior popularidade para o empreendimento, além de ser uma prática coerente para o desenvolvimento sustentável.

Tecnologias aliadas

Para conhecer melhor o hóspede, proporcionar uma experiência diferenciada, otimizar o tempo e reduzir custos, a tecnologia é uma grande aliada do setor hoteleiro.

Nesse sentido, de acordo com um relatório de 2017, os percentuais de reservas por smartphones subiram de 13 para 20%. Isso demonstra a necessidade de o seu hotel contar com uma plataforma online amigável para o mobile, além da tendência para investir em impulsionamentos pagos nas redes sociais.

Ainda no cenário tecnológico, soluções como softwares de gestão e sistemas de check-in e de reservas online são fortes tendências para hotelaria em 2019.

Dentro do estabelecimento, outras funcionalidades são importantes. Como softwares que permitam controle do ar condicionado, da televisão e da iluminação dentro dos quartos. Além do mais, é indispensável contar com uma internet wi-fi de alta qualidade, uma vez que os estabelecimentos que não oferecem esse serviço perdem consideravelmente a capacidade de gerar negócios.

Concluindo, percebe-se que existem várias tendências para hotelaria em 2019. Sendo assim, é importante que o seu empreendimento acompanhe e antecipe esses direcionamentos de mercado, visando proporcionar experiências personalizadas ao cliente, além de alavancar os resultados da marca.

Para tanto, é importante estar atento, principalmente, ao uso da tecnologia como aliada nos processos hoteleiros, uma vez que isso gera agilidade e eficiência no atendimento aos seus hóspedes.

Este conteúdo sobre as tendências para hotelaria em 2019 foi útil para você? Então, aproveite e confira mais sobre soluções da tecnologia para hotéis!

Sobre Cachoeira

Co-Fundador CEO da HMAX Automação Hoteleira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *