Gestão de A&B: Confira como evitar desperdícios na cozinha do seu hotel

Tempo de leitura: 4 minutos

Um hotel tem em sua configuração diversos departamentos de importância para o seu pleno funcionamento, como o setor de alimentação. A qualidade das refeições produzidas é um ponto de alta relevância no momento da avaliação do hóspede. Além de todo o conforto dos quartos e atendimento da recepção, o cliente leva em consideração a variedade e apresentação dos pratos ofertados durante a sua estadia. Com base nessa realidade, é de extremo interesse para os empreendimentos hoteleiros uma gestão eficiente de alimentos e bebidas. Dessa forma, é possível aperfeiçoar o setor para entregar a melhor experiência ao hóspede.  Confira no post o que é de fato a gestão de A&B e algumas dicas para o seu negócio.

 

O que é a gestão de A&B?

Em suma, a gestão de alimentos e bebidas para o ramo hoteleiro pode ser considerada como uma série de processos para o controle geral da cozinha e salão de um hotel.  A equipe desse setor pode variar bastante conforme o tamanho do estabelecimento e sua demanda, mas é imprescindível um colaborador responsável para a administração desse fluxo. A gestão de A&B deve desempenhar algumas funções para o bom andamento do serviço. Confira cada uma delas abaixo.

 

Cotar, verificar e aprovar fornecedores

É fundamental para preparação de um bom prato alimentos frescos e de qualidade. Para isso, é necessário que o hotel tenha ótimos fornecedores. O profissional responsável pela gestão deve verificar quais são as empresas que podem oferecer os mantimentos necessários para o cardápio, cotar e aprovar as melhores propostas.  Essa relação pode variar de acordo com a gestão de compras do estabelecimento.

 

Receber e armazenar os produtos adequadamente

Essa etapa exige bastante cuidado e atenção, pois os alimentos devem ser armazenados de forma correta para evitar desperdícios e prejuízos, principalmente os perecíveis. É essencial verificar a validade de cada item, a temperatura do local e realizar a distribuição dos insumos. O gestor deve realizar o processo e acompanhar diariamente o estoque, a fim de evitar falhas.  Se possível, o trabalho dever ser efetuado em conjunto com um nutricionista para certificar a segurança alimentar do empreendimento.

 

Programar a demanda do dia com base na ocupação dos quartos

Para aproveitar estrategicamente os insumos, é recomendável analisar e programar diariamente a quantidade de pratos que devem ser produzidos com base na ocupação do hotel. O procedimento é relevante para evitar a falta de preparos ou eventuais desperdícios. É importante também analisar e alterar o cardápio frequentemente com base na necessidade dos hóspedes, por exemplo, servir opções mais leves durante o verão.

 

Observar a produção para evitar desperdícios

Preparar a equipe para o manuseio dos insumos e seguir as práticas de manipulação de alimentos é primordial para o setor. Profissionais bem preparados ajudam a evitar desperdícios e auxiliam na otimização dos processos, principalmente na cozinha.  

 

Vantagens de uma gestão de A&B eficiente e dicas para aplicação no seu hotel

 

Uma boa gestão auxilia na funcionalidade do setor, nesse sentido os resultados podem ser muito benéficos para o hotel, listamos alguns abaixo.

 

– Economia na compra dos insumos

– Distribuição mais estratégica do estoque

– Volume de preparos mais assertivo

– Mais garantia da segurança alimentar

– Menos desperdício e prejuízos

– Melhor experiência ao hóspede

 

Diante de todos os pontos citados até o momento, é evidente a importância da gestão de A&B para um empreendimento hoteleiro. Separamos algumas dicas para você aplicar no seu negócio.  

 

– Para a gestão é importante um profissional dinâmico que tenha conhecimentos na área, principalmente em relação a cozinha e atendimento no salão. É essencial que o colaborador tenha a visão geral do setor para gerenciar de forma mais assertiva todos os processos.  

 

– É importante buscar novidades em ingredientes, trazer um prato novo e diferenciado ao cardápio pode influenciar positivamente na imagem do hotel, principalmente na visão do hóspede.

 

– Para auxiliar na gestão é interessante aderir a um software para hotéis. Com a ajuda do sistema, alguns processos serão realizados com mais agilidade e facilidade. Um exemplo é o módulo Comanda Mobile do Software da HMAX, com ele é possível lançar os pedidos por um dispositivo móvel e emitir automaticamente na cozinha.  

 

As dicas listadas podem ser facilmente implementadas no seu hotel para melhorar ainda mais a gestão. Visite o site da HMAX e conheça as ferramentas de automação, como a Comanda Mobile. Além disso, confira outras matérias no blog com mais soluções para o seu negócio.

 

 

 

Sobre Cachoeira

Co-Fundador CEO da HMAX Automação Hoteleira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *