Tecnologia na recepção: Atendimento eletrônico – Chatbot

Tempo de leitura: 3 minutos

O atendimento eletrônico é uma forma de facilitar a comunicação com o hóspede e diminuir o tempo de espera, principalmente para sanar dúvidas comuns e frequentes. O Chatbot é um dos principais recursos do atendimento eletrônico que pode auxiliar na recepção hoteleira. O sistema pode responder as solicitações dos hóspedes de maneira ágil e precisa.

É importante atualizar o atendimento do seu hotel para suprir a demanda dos viajantes. Portanto, separamos algumas informações essenciais sobre esse sistema automatizado. Confira sua importância e os principais benefícios para o hotel.

 

Saiba a importância do Chatbot para o atendimento

O Chatbot é uma ferramenta para melhorar o fluxo de atendimento na recepção. O mecanismo de interação, é basicamente um software de comunicação que viabiliza conversações digitais. Com uma programação específica, o sistema consegue responder as mensagens rotineiras realizadas pelos hóspedes. Por exemplo, perguntas sobre o horário de check-in e check-out.

Dessa maneira, para sanar dúvidas simples, é possível oferecer um atendimento online ágil e a qualquer hora do dia. Além disso, a automação auxilia também no desempenho da equipe, pois possibilita aos colaboradores mais tempo para focar em outras tarefas do setor.

 

Veja os principais benefícios do sistema para o seu hotel

Uma pesquisa da MindMiners/PayPal (2018) mostrou que 64% dos viajantes brasileiros preferem contratar serviços diretamente pela internet. O dado aponta a relevância de investir em um bom atendimento online, disponível e ágil. Nesse cenário, o uso do Chatbot oferece vários benefícios para os hóspedes e para a recepção. São eles: 

– Atendimento 24h

– Redução do tempo de espera

– Viabilidade de resposta imediata

– Possibilidade de atender em 3 idiomas (sem erros ortográficos)

– Otimização dos canais de reservas

– Diminuição do trabalho repetitivo

– Ganho de tempo para produtividade da equipe

Além dos benefícios citados, o investimento tecnológico também influencia diretamente na imagem do hotel, principalmente em relação a concorrência. Outro ponto também relevante, é a possibilidade de impulsionar as vendas diretas. Com a programação correta, o Chatbot pode facilitar o contato e estimular as reservas no site do hotel.

Confira os principais canais para trabalhar com o Chatbot

Como vimos, uma grande parcela de brasileiros procuram planejar suas viagens online. Portanto, é indispensável para o seu negócio hoteleiro estar presente nas principais plataformas de contato. Um recente panorama do atendimento digital na hotelaria realizado pela Asksuite (2019), apontou que 55% das solicitações ocorrem durante o horário de almoço e após às 18:00.  Com o uso do Chatbot é viável estar sempre online para atender os possíveis hóspedes, o que é extremamente importante, principalmente fora do horário comercial.  

O estudo da MindMiners/PayPal também sinalizou que 94% dos hóspedes brasileiros pesquisam itens para viagens via smartphone e 82% via notebook ou desktop. Dessa maneira, é pertinente conectar o sistema em diversos canais mobile e web, como o Facebook Messenger, WhatsApp e no próprio site do hotel. Um cuidado significativo é manter uma linguagem natural e adequada ao canal utilizado. Nesse sentido, é interessante uma plataforma híbrida, que permita a intervenção humana, quando necessário.

Em suma, o Chatbot é uma solução útil para suprir a demanda dos viajantes. Além de oferecer vários benefícios para o negócio. Buscar a automatização do atendimento online é um passo importante na gestão do hotel, que impacta diretamente na experiência do cliente e no trabalho dos colaboradores. 

Para mais ferramentas tecnológicas, fale com a nossa equipe. A HMAX trabalha com software de automação hoteleira para atender diversos setores, como recepção, manutenção, administrativo e muito mais.

Confira também outras matérias no blog com dicas e tendências do mercado.    

 

Sobre Cachoeira

Co-Fundador CEO da HMAX Automação Hoteleira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *