Carnaval: prepare o seu hotel para demanda do feriado

Tempo de leitura: 3 minutos

O Carnaval é uma data festiva que estimula bastante o turismo brasileiro. Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo – CNC, o setor hoteleiro apresenta expectativa de movimentar R$ 861,3 milhões durante o feriado. Para os hoteleiros, o período é uma ótima oportunidade de captar mais reservas. Ao mesmo tempo, a demanda exige muita organização e preparo. Portanto, separamos algumas dicas para auxiliar o seu hotel a lidar com o alto fluxo de hóspedes durante as festividades.

 

Fique atento ao controle de reservas

Com a demanda por hospedagem potencializada pelo feriado, é importante manter a organização na gestão das acomodações para evitar um overbooking em seu hotel.  O excesso de reservas pode causar problemas para a imagem do negócio, além de ocasionar a frustração e insatisfação do hóspede. Por isso, fique atento e tenha total controle das entradas e saídas. Para gerenciar de maneira eficiente as reservas, é interessante investir em um bom software hoteleiro.

Gerencie a equipe para atender a alta demanda

O alto nível de reservas durante o feriado requer uma equipe preparada e motivada para atender os hóspedes-foliões. Mantenha a organização nos setores e promova treinamentos para melhorar a recepção dos viajantes. Nesse sentido, é importante os colaboradores estarem instruídos para atender as necessidades desse público específico. Além disso, a gestão deve planejar escalas e verificar a possibilidade de contratar funcionários temporários para não sobrecarregar a equipe.

Ofereça serviços especiais relacionados ao feriado

Aproveite o feriado comemorativo para disponibilizar serviços especiais e proporcionar uma experiência diferente aos hóspedes. É possível oferecer oficinas temáticas, concurso de fantasia, passeios as festas locais e até mesmo promover uma festa interna, como baile de carnaval.  Nesse sentido, é relevante analisar os limites estruturais e financeiros do hotel para promover atividades interessantes ao público.

Adapte os ambientes do hotel para receber os hóspedes

Além de preparar a equipe, é pertinente adaptar o hotel para receber os hóspedes durante a data festiva. Busque alinhar a gastronomia e ofereça um cardápio diferenciado e especial para o feriado. Invista também em uma decoração temática, os ambientes do hotel podem ganhar mais cor e contar com elementos típicos do Carnaval.  

Oriente os viajantes sobre a política do hotel

Atender hóspedes-foliões pode ser um grande desafio, principalmente em questão de regras. Por isso, é essencial informar as políticas do hotel e se necessário implementar normas específicas para a data. Prepare a equipe para orientar os hóspedes e disponibilize um material informativo. Essas ações são importantes para evitar excessos e demais problemas durante o feriado.

Busque parcerias com empresas e organizações locais

Para estimular a cultura local, é interessante fechar parcerias com negócios da região. Bares típicos, festas tradicionais, bloquinhos e demais empresas e eventos organizados para o feriado. Promover esse relacionamento auxilia na captação de hóspedes e também na experiência proporcionada pelo hotel.

Ofereça pacotes e opções de venda antecipada para 2021

A alta procura por reservas nessa época é algo comum. Por isso, muitas pessoas planejam suas viagens com antecedência para garantir uma boa acomodação e economizar. Portanto, aproveite a oportunidade e ofereça pacotes especiais antecipados para o próximo ano. Ofereça opções vantajosas para hóspedes assíduos e divulgue opções interessantes para novos clientes que desejam reservar com antecedência.

 

A temporada de carnaval é um período importantíssimo para os hoteleiros, principalmente em questão de movimentar o faturamento e promover a imagem do hotel. As dicas citadas são relevantes para atender a alta demanda e manter um padrão de qualidade. Busque oferecer serviços especiais e uma estadia alinhada ao público do feriado.

Confira outras matérias no blog e siga nossas redes sociais FacebookInstagramTwitterLinkedIn e Youtube.

 

Sobre Cachoeira

Co-Fundador CEO da HMAX Automação Hoteleira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *