Tornando o Carnaval mais rápido, fácil e preciso

Tempo de leitura: 4 minutos

O carnaval é uma das, se não a mais conhecida e popular festa brasileira. Com fama mundial, o carnaval brasileiro além de trazer muita alegria é também um grande evento econômico, pois movimenta o mercado turístico e hoteleiro em muitas cidades. Mas você sabe como essa tradição surgiu no Brasil?

 

História do Carnaval 

Alguns registros indicam que o carnaval tem sua origem na Idade Média, mas alguns elementos da festa foram herdados de celebrações da antiguidade. Estes elementos eram práticas festivas em diversos povos, destacando-se os mesopotâmicos, gregos e os romanos.

 

Com o passar do tempo e o crescimento da igreja católica as práticas carnavalescas começaram a serem vistas com maus olhos e consideradas pecado. O contexto político religioso da época permitiu que a igreja estipulasse a quaresma, período de 40 dias que antecede a Semana Santa e é marcado pela contrição e pelo jejum.

 

No período de carnaval era comum que acontecessem brincadeiras e zombarias públicas, assim como peças teatrais, tudo com muita bebida e fartura de alimento, incluindo carne, um alimento inacessível à maioria das pessoas durante o resto do ano.

 

Carnaval no Brasil

Trazido ao Brasil entre o século XVI e XVII pelos colonizadores portugueses, o carnaval logo fez parte da cultura brasileira, e era realizado por todas as classes sociais despertando um clima de zombaria e brincadeiras.

 

Por volta do século XVIII a elite aristocrática européia deu origem aos bailes de máscaras que ficaram populares no Brasil no século XIX, junto com o surgimento de sociedades carnavalescas, que popularizaram o uso de fantasias durante o carnaval.

 

Essas sociedades carnavalescas também passaram a desfilar publicamente. A partir do século XX, o envolvimento popular com a festa contribuiu para a consolidação de ritmos que incorporavam a influência da cultura africana. Assim, na década de 1930, o samba e os desfiles das escolas de samba tornaram-se elemento fundamental do nosso Carnaval. O sucesso dos desfiles levou à construção e inauguração, em 1984, do Sambódromo, local no qual os desfiles acontecem na cidade do Rio de Janeiro.

 

Economia no carnaval

Mais do que uma festa cultural, o carnaval é um grande evento econômico para muitas regiões do Brasil. Os blocos e as festas de rua movimentam milhões de reais na economia e devido ao espetáculo envolvido muitos turistas são atraídos pelas festividades ocupando os meios de hospedagem disponíveis.

 

Para atender essa demanda é necessário um planejamento prévio, muita organização e uma equipe pronta e capacitada para lidar com qualquer situação.

 

Dicas para o carnaval

Economicamente falando o carnaval é uma ótima época para aumentar os lucros principalmente no ramo hoteleiro. Por isso, separamos algumas dicas que podem lhe ser úteis.

 

Se prepare

O preparo para esse período é muito importante, planejar o crescimento da procura pelo serviço prestado evita a falta de recursos para atender todos os clientes com excelência, e mostra um nível de preparo e profissionalismo que conquista o hóspede fazendo com que a experiência seja inesquecível em todos os pontos de contato.

 

Decore o lugar de forma temática

A decoração é a primeira impressão que o hóspede tem do local, por isso é importante investir em decoração e não economize nas cores, o carnaval é sinônimo de alegria e pede um ambiente animado. Um ambiente feliz e colorido pode gerar ótimos comentários e por consequência atrair ainda mais o público.

 

Crie um cardápio temático

Esta dica é válida para os hotéis e pousadas que possuem restaurantes. O Brasil é um país muito rico em gastronomia, então aproveite para fazer pratos bonitos, coloridos e apetitosos que representem a cultura da região. O mesmo é válido para as bebidas e os drinks, no carnaval muita gente só quer aproveitar para beber então ter sempre aquele chopp gelado disponível é algo que sempre agrada os hóspedes. Mas não esqueça, se beber não dirija.

 

 

Nesta época de movimento intenso nem sempre conseguimos resolver todos os problemas, e poder contar com um sistema de gestão hoteleira que não te deixa na mão e é extremamente rápido e intuitivo é essencial para agilizar o trabalho e otimizar seus ganhos.

Sobre Cachoeira

Co-Fundador CEO da HMAX Automação Hoteleira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *